Turismo - Memórias e histórias para uma vida
"Será que saio viva dessa", frases como essa nortearam meus pensamentos e minhas atitudes a partir da pandemia. E foi aí que pensei o que eu poderia fazer para melhorar o restante da minha vida. A partir daí, imaginei uma lista…



A pandemia foi um divisor de águas na minha vida. Lembro que me fiz perguntas do tipo “será que sairei viva dessa” e que nortearam meus pensamentos e minhas atitudes a partir dela.
E foi aí que pensei o que eu poderia fazer para melhorar o restante da minha vida. A partir daí, imaginei uma lista de intermináveis lugares que gostaria de conhecer antes de morrer.
E assim que foi possível, já que até 2022 cumpri religiosamente o isolamento social até ter a segurança da vacina, comecei e já tenho conhecido muitos países em tres continentes (quatro se considerar que Istambul está em dois continentes: Europa e Ásia).
E estou adorando conhecer esse mundão de meu Deus.
O pontapé inicial foi dado junto com uma grande amiga, Ivania Welter. Começamos por Portugal e Espanha, porque havia receio em relação à língua.
Depois veio a realização de um sonho de menina, conhecer a Itália.
E não parei mais. Se eu tivesse que escolher o melhor destino, teria muita dificuldade. Mas se pudesse sugerir uma única experiência, eu diria: Vá a Machu Picchu, no Peru e sinta a energia daquele lugar. Não tem comparação.
Mas se em algumas viagens você puder realizar alguns sonhos, para que se tenha uma ideia, aqui segue a lista de alguns lugares que me permiti conhecer:
Florada das tulipas na Holanda✔️
Torre Eiffel, em Paris✔️
Passeio de gôndola, em Veneza✔️
Passeio de balão, na Capadócia✔️
Safari na África do Sul✔️
Memorial às vítimas do holocausto na Hungria✔️
Passeio de barco pelo Rio Danúbio, em Budapeste✔️
Cruzeiro pelas Ilhas Gregas ✔️
Santorini e suas cúpulas azuis na Grécia✔️
Atenas, o berço da democracia, na Grécia✔️
As mesquitas e os mercados de especiarias na Turquia✔️
Bruxelas e a sede da Comunidade Europeia na Bélgica✔️
Pamukkale, o Castelo de Algodão, na Turquia✔️
Concerto em Viena✔️
Flamenco numa gruta em Granada ✔️
Noite medieval, em Praga✔️
Tour em vinícolas de Mendoza, na Argentina ✔️
Vale Nevado no Chile✔️
Show de Cancan no Moulin Rouge de Paris✔️
A Casa de Anne Frank, em Amsterdã ✔️
E tudo isso sem perder as belezas do nosso Brasil: Jalapão✔️
Lençóis Maranhenses✔️
Rio de Janeiro✔️
São Paulo capital e seu entorno.✔️
Eu sei que planejar para conhecer vários destinos turísticos ao longo da vida exige clareza de prioridades e organização financeira. Comece criando uma lista de lugares que você sonha visitar, dividindo por continentes, tipo de experiência, se é história, memória dos antepassados, aventura, cultura, natureza, por exemplo e seu custo estimado.
Em seguida, defina metas realistas por ano ou por etapa da vida, considerando férias, feriados prolongados e até viagens curtas. Montar um "roteiro da vida" com destinos por ordem de prioridade ajuda a transformar sonho em plano.
O segundo passo essencial e realista é o planejamento financeiro contínuo. Crie um fundo específico para viagens e alimente-o mensalmente, mesmo que com poucos recursos, como couber o seu “cofrinho”, a sua gavetinha de viagens.
Aproveite milhas, promoções e flexibilize datas para economizar. Organize-se com antecedência — quanto mais planejamento, menos você gasta.
E lembre-se: não espere “ter tempo” ou “dinheiro sobrando” para viajar. Comece pequeno, mas comece. Cada destino conquistado será um capítulo memorável da sua história de vida.





Mais inspirações de lifestyle


