Um logotipo para notícias da sociedade, estilo de vida, negócios e imprensa automotiva
Um fundo colorido com a palavra magalu nele
Wandick Donett • 6 de setembro de 2025

RAM 1500 Laramie: O Gigante que Devora Estradas

Analisamos o desempenho  da picape full-size com motor 3.0 biturbo no mercado brasileiro

A RAM 1500 Laramie 2025 posiciona-se como picape full-size importada dos Estados Unidos, com atualizações lançadas em fevereiro de 2025. O controle de estabilidade e tração é eletrônico, com mitigação de rolagem. Impressões ao dirigir indicam silêncio na cabine, com isolamento de ruídos externos.


O motor responde sem esforço, com torque disponível em rotações médias. A carroceria controla movimentos com abaixamento automático e retração da saia frontal.


Em estradas, o equilíbrio dinâmico mantém estabilidade em curvas. Em buracos, impactos são pouco sentidos na cabine. O cancelamento de ruído contribui para serenidade interna, comparável a um ambiente residencial.


O preço da versão Laramie é de R$ 569.990, com a Night Edition a R$ 555.990. Concorrentes incluem Ford F-150 a partir de R$ 519.990 e Chevrolet Silverado a R$ 566.190.


O motor é um 3.0 biturbo gasolina de seis cilindros em linha, com potência de 426 cv a 5.200 rpm e torque de 64,8 kgfm a 3.500 rpm. O câmbio é automático de oito velocidades, com tração 4x4 ativada eletronicamente. O tipo de combustível é gasolina, com capacidade do tanque de 125 litros.


A autonomia ultrapassa 800 km em condições mistas. O consumo médio é de 5,8 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada, conforme testes realizados. Em trechos de highway a velocidades acima de 120 km/h, o consumo chega a 10 km/l em alguns casos.


O acabamento interno utiliza couro, camurça, alumínio e imitação de madeira no painel. O painel de instrumentos tem tela de 12,3 polegadas. A posição de dirigir conta com ajustes elétricos para os bancos dianteiros, pedal elétrico e head-up display.


Principais itens de conforto interno incluem ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, bancos traseiros reclináveis e aquecidos, sistema de som Harman Kardon com 19 alto-falantes e subwoofer de 10 polegadas. São seis portas USB dianteiras e quatro traseiras, entrada HDMI, tomadas de 110V no console central e traseiro.


O teto solar tem abertura elétrica, e a janela traseira abre eletricamente. Externamente, a tampa da caçamba abre e fecha eletricamente, com degrau retrátil e estribos laterais elétricos. O modelo oferece câmera de 360 graus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva e crepuscular.


O espaço da caçamba é de 1.200 litros. A capacidade de carga chega a 1.027 kg, com reboque de até 5.100 kg. O desempenho registra aceleração de 0 a 100 km/h em 5,77 segundos, de 0 a 60 km/h em 2,47 segundos e de 0 a 80 km/h em 3,97 segundos.


Retomadas incluem 40 a 100 km/h em 4,47 segundos e 80 a 120 km/h em 4,06 segundos. A suspensão a ar ajusta em cinco níveis, com amortecedores Bilstein.


O pacote de segurança inclui oito airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de ponto cego e espelho retrovisor interno digital. O consumo varia com o uso, alcançando eficiência em trechos planos. A RAM 1500 Laramie foca em mecânica gasolina, sem opções híbridas ou elétricas no Brasil para esta versão.


Garantia é de três anos sem limite de quilometragem. Revisões ocorrem a cada 12 mil km ou 12 meses. O modelo mede 5,92 m de comprimento, 2,08 m de largura e 1,97 m de altura, com entre-eixos de 3,67 m. O peso é de 2.650 kg.

Mais inspirações de lifestyle

Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Jaguar F-Pace SVR. Nem precisaria dizer mais nada. A versão super esportiva SVR 5.0 V8 Supercharged, com torque de 71,4 kgfm a 3.500 rpm, 550 cv de potência e aquele ronco encorpado e grave dos 8 cilindros, de veículos velozes e furiosos. Aliado ao desempenho , vem com tração integral inteligente e transmissões automáticas de 8 velocidades com paddle shift, garante ao veículo desempenho excepcional e aumento de esportividade na versão SVR. 
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Uma novidade da Azuma é a linha de sakes saborizados Mix & Match. São três sabores diferentes: Tangerina com Pimenta Rosa – que combina ingredientes brasileiros e pode ser bebido com gelo ou com frutas cítricas, como abacaxi; Chá Branco com Yuzu – uma fruta cítrica oriental, que harmoniza bem com frutas mais doces, como melancia, ou mais ácidas, como uva verde, criando um drink suave e equilibrado; Mel com notas de Baunilha – que traz uma camada extra de sabor para a tradicional sakerinha de morango, ou para drinks mais ousados, com café, canela ou chocolate, criando contrastes interessantes. “A linha de sakes saborizados foi criada para explorar sabores que não são comuns na categoria de sake, ressaltando suas qualidades. Sabor, suavidade e inovação em um segmento de mercado ainda pouco explorado no Brasil”, explica Ianka Saori, Marketing da Kikkoman, no Brasil.
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
O Volkswagen T-Cross Highline 2023 é a versão mais completa do SUV compacto da marca alemã, que oferece um conjunto mecânico eficiente, um pacote tecnológico recheado e um design moderno e atraente. O modelo é equipado com o motor 1.4 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com a transmissão automática de 6 velocidades. Além desses itens vem com teto solar panorâmico, pintura bicolor, sistema multimídia VW Play e seis airbags. O preço sugerido é de R$ 165.990 Avaliei o T-Cross Highline 2023 tem um desempenho ágil e econômico, além de uma dirigibilidade prazerosa e segura, graças à sua suspensão bem calibrada e à sua direção elétrica precisa. T-Cross Highline 2023 se destaca pela sua dirigibilidade, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades do piso.  Ele também conta com recursos como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré. O espaço interno é bom para cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade para 373 litros.