RAM 1500 Laramie: O Gigante que Devora Estradas
Analisamos o desempenho da picape full-size com motor 3.0 biturbo no mercado brasileiro
A RAM 1500 Laramie 2025 posiciona-se como picape full-size importada dos Estados Unidos, com atualizações lançadas em fevereiro de 2025. O controle de estabilidade e tração é eletrônico, com mitigação de rolagem. Impressões ao dirigir indicam silêncio na cabine, com isolamento de ruídos externos.
O motor responde sem esforço, com torque disponível em rotações médias. A carroceria controla movimentos com abaixamento automático e retração da saia frontal.
Em estradas, o equilíbrio dinâmico mantém estabilidade em curvas. Em buracos, impactos são pouco sentidos na cabine. O cancelamento de ruído contribui para serenidade interna, comparável a um ambiente residencial.
O preço da versão Laramie é de R$ 569.990, com a Night Edition a R$ 555.990. Concorrentes incluem Ford F-150 a partir de R$ 519.990 e Chevrolet Silverado a R$ 566.190.
O motor é um 3.0 biturbo gasolina de seis cilindros em linha, com potência de 426 cv a 5.200 rpm e torque de 64,8 kgfm a 3.500 rpm. O câmbio é automático de oito velocidades, com tração 4x4 ativada eletronicamente. O tipo de combustível é gasolina, com capacidade do tanque de 125 litros.
A autonomia ultrapassa 800 km em condições mistas. O consumo médio é de 5,8 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada, conforme testes realizados. Em trechos de highway a velocidades acima de 120 km/h, o consumo chega a 10 km/l em alguns casos.
O acabamento interno utiliza couro, camurça, alumínio e imitação de madeira no painel. O painel de instrumentos tem tela de 12,3 polegadas. A posição de dirigir conta com ajustes elétricos para os bancos dianteiros, pedal elétrico e head-up display.
Principais itens de conforto interno incluem ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, bancos traseiros reclináveis e aquecidos, sistema de som Harman Kardon com 19 alto-falantes e subwoofer de 10 polegadas. São seis portas USB dianteiras e quatro traseiras, entrada HDMI, tomadas de 110V no console central e traseiro.
O teto solar tem abertura elétrica, e a janela traseira abre eletricamente. Externamente, a tampa da caçamba abre e fecha eletricamente, com degrau retrátil e estribos laterais elétricos. O modelo oferece câmera de 360 graus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva e crepuscular.
O espaço da caçamba é de 1.200 litros. A capacidade de carga chega a 1.027 kg, com reboque de até 5.100 kg. O desempenho registra aceleração de 0 a 100 km/h em 5,77 segundos, de 0 a 60 km/h em 2,47 segundos e de 0 a 80 km/h em 3,97 segundos.
Retomadas incluem 40 a 100 km/h em 4,47 segundos e 80 a 120 km/h em 4,06 segundos. A suspensão a ar ajusta em cinco níveis, com amortecedores Bilstein.
O pacote de segurança inclui oito airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de ponto cego e espelho retrovisor interno digital. O consumo varia com o uso, alcançando eficiência em trechos planos. A RAM 1500 Laramie foca em mecânica gasolina, sem opções híbridas ou elétricas no Brasil para esta versão.
Garantia é de três anos sem limite de quilometragem. Revisões ocorrem a cada 12 mil km ou 12 meses. O modelo mede 5,92 m de comprimento, 2,08 m de largura e 1,97 m de altura, com entre-eixos de 3,67 m. O peso é de 2.650 kg.
Mais inspirações de lifestyle


