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Wandick Donett • 10 de setembro de 2025

Poer P30: Picape da GWM é agressiva no preço competitivo e na trilha

Nova picape a diesel da GWM foi testada em terreno severo no RS e

 mostra robustez e desempenho técnico

 

Society News / Guia do Carro


A GWM (Great Wall Motors), até então conhecida por aqui pelos seus carros elétricos e híbridos, vem agora com soluções, quem diria, no modo à combustão. Lança hoje no Brasil a picape turbodiesel Poer P30, com preços promocionais de R$ 220 mil para a versão Trail e R$ 240 mil para a Exclusive. A partir de 20 de setembro, os valores sobem para R$ 240 mil e R$ 260 mil, respectivamente, posicionando o modelo no segmento de picapes médias diesel, querendo enfrentamento de igual para igual.


Nos testes realizados até agora, surpreendeu encarando trilhas de rali como se fossem ruas e avenidas para entrega de delivery e pode até dar um “medinho” nas veteranas rivais, que podem até ser vistas futuramente pelo retrovisor. É ficar de olho e observar.


A GWM Poer P30 entra no mercado brasileiro como a primeira picape média da marca produzida localmente, na fábrica de Iracemápolis (SP), inaugurada no mês passado, no mesmo terreno onde se mantinha uma fábrica da Mercedes-Benz.

O veículo utiliza motor 2.4 turbo, que desenvolve 184 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, com transmissão automática de 9 marchas, produzida diretamente pela própria GWM. Pode ostentar um tanque cheio de até 78 litros de diesel e reservatório de ARLA 32 de 15 litros.


A suspensão dianteira independente com braços duplos foi adaptada às condições de rodagem do Brasil para garantir estabilidade e absorção eficiente de impactos, enquanto a traseira, com eixo rígido e molas semi-elípticas, suporta carga pesada, com capacidade de rebocagem de até 3.100 kg com freio.


O desempenho registra aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. A autonomia chega a 740 km na cidade e 820 km na estrada, com consumo médio de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, segundo medições do Inmetro.

Por aqui, a GWM Proer P30 quer se destacar pela capacidade off-road e custo-benefício em comparação a rivais. Os principais concorrentes no Brasil incluem Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier, todos no segmento de picapes médias diesel com tração 4x4.


O acabamento interno varia por versão: a Trail usa couro ecológico nos bancos, enquanto a Exclusive adota couro legítimo e painel soft touch.


A posição de dirigir conta com ajuste elétrico do banco do motorista em ambas as versões, direção elétrica progressiva calibrada para condições brasileiras e volante com paddle shifts na Exclusive.


Entre os principais itens de conforto interno inclui algo bem incomum, como um carregamento sem fio para celular de 50W, ou seja, cinco vezes mais do que um carregamento pelo cabo USB de 10W. Além disso, telas Full HD de 10,25 polegadas no painel de instrumentos e 14,6 polegadas na multimídia chamam a atenção pela proporção avantajada.

Permite espelhamento Android e CarPlay sem fio e possui ainda câmeras e sensores 360°, assistente de subida e declive, sistema de som com seis alto-falantes e climatização com ar-condicionado, ligados por botões físicos, sem a frescura do touch para essa função.


Externamente, o modelo oferece faróis Full LED, piscas dinâmicos dianteiros, tração 4x4 com modos 2H, 4H e 4L, bloqueio de diferencial traseiro e tampa de caçamba com amortecedores e travamento elétrico. Com 5,41 m de comprimento, 1,88m de altura, 2,10m de largura e entre-eixos de 3,23 m, oferece espaço interno amplo.


A maior diferença entre as duas versões está na moldura da grade, que é cinza na Trail e cromada na Exclusive. Nos pneus, a Trail traz modelos AT Cooper 265/60 R18 contra os HT Continental 265/55 R19 da Exclusive. A caçamba tem capacidade de suportar até 1.010 kg na Exclusive e 1.018 kg na Trail.


Impressões ao dirigir


Durante o nosso teste, a Poer P30 lidou com condições severas de terreno, semelhantes às de um rally, sem interrupções. Demonstrou capacidade para enfrentar terrenos desafiadores e buracos profundos, que a livraram do mal do atolamento, sem perrengues e imprevistos.


Nos 36 quilômetros de teste drive off-road em terra batida, pela serra gaúcha na região de São Francisco de Paula (RS), o veículo na versão Exclusive, top de linha, passou por obstáculos como buracos, trechos cascudos e alagados de rio e de barragem, além de desníveis que exigem tração 4x4 ou modo 4L de marcha reduzida. A distância do solo é de 22,7 cm.


Nas impressões ao dirigir, observou-se um delay de 1 a 2 segundos em algumas retomadas ou quedas bruscas de aceleração. A explicação técnica para o delay envolve a manutenção do torque máximo em condições otimizadas para desempenho, característica mais evidente na Poer P30 do que em outras picapes.


Por outro lado, destaque para o baixo nível de ruído de 2 a 4 dB, mais silenciosa do que muitas picapes, por conta do nível mais bem cuidado de isolamento acústico da cabine.


A garantia cobre 10 anos para motor, transmissão, eixos, freios, caixa de direção e ar-condicionado, e 5 anos para itens como suspensão, volante, acabamentos internos, borrachas, cintos de segurança, painel de instrumentos e multimídia.

A fábrica de Iracemápolis tem capacidade inicial de 50 mil veículos por ano, com planos de expansão para 100 mil. Já contratou 600 empregados e começa a montar modelos como Haval H6 e H9, ao lado da Poer P30




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