Um logotipo para notícias da sociedade, estilo de vida, negócios e imprensa automotiva
Um fundo colorido com a palavra magalu nele
Wandick Donett • 7 de janeiro de 2026

Mercado global de luxo deve voltar a acelerar e crescer até 6% ao ano

Estudo da Bain & Company aponta retomada do setor de luxo até 2035. No mercado imobiliário, essa curva é liderada por ativos que investem em bem-estar com foco em engenharia e sustentabilidade como conforto térmico e acústico

O mercado global de luxo, após um período de estabilidade, está pronto para recomeçar seu crescimento em uma faixa de 4% a 6% ao ano até 2035, conforme aponta um estudo da Bain & Company em colaboração com a associação italiana de artigos de luxo, Altagamma. No entanto, o novo luxo apresenta características distintas. Ele deixou de lado o status visual para valorizar a experiência sensorial e a tecnologia discreta.


No setor imobiliário brasileiro, especialmente em áreas supervalorizadas como Itapema (que ocupa a segunda posição no ranking FipeZAP), essa transformação de mentalidade institui o conceito de "Luxo Invisível". O foco dos investimentos se moveu das aparências para os bastidores da engenharia, priorizando isolamento acústico, estabilidade térmica e automação que funciona de maneira imperceptível.


O Edify One, localizado em Itapema, é um exemplo paradigmático dessa nova fase e está entre os mais luxuosos empreendimentos em construção na região. O projeto prioriza o desempenho técnico em vez do decorativismo excessivo, visando proporcionar qualidade de vida. Em termos de conforto térmico, a fachada ventilada se destaca como uma tecnologia que cria uma câmara de ar no revestimento externo, auxiliando na estabilização da temperatura interna e reduzindo consideravelmente a necessidade de ar-condicionado.


A adoção de lajes com espessura superior e tratamento acústico entre as unidades, junto a esquadrias de alto desempenho do tipo piso-teto, minimiza os ruídos tanto externos quanto internos.


“Para o nosso cliente, luxo nos dias de hoje é voltar para casa e sentir que o mundo desacelera. É fechar a porta e perceber um silêncio que não é fruto do acaso, mas sim resultado de um bom projeto. No Edify One, as decisões foram guiadas pelo objetivo de eliminar fricções, como barulhos, caminhos confusos e a falta de privacidade. Tudo passa por esse critério”, explica Manoela Passos Legarrea, sócia e diretora da Edify.


Tecnologia de longo prazo


O "luxo invisível" também se manifesta na preparação para o futuro. O edifício integra sistemas de automação que ajustam iluminação e climatização das áreas comuns via Inteligência Artificial, além de garagens preparadas para veículos elétricos e gestão automatizada de recursos hídricos.

Luiz Feitosa, sócio da Edify com 34 anos de mercado, reforça que a engenharia é o legado do imóvel. “Quando falamos em luxo, vamos além de materiais nobres, e também nos concentramos em desempenho ao longo de décadas. O Edify One nasceu com a responsabilidade de entregar um edifício que continue fazendo sentido no futuro. Só quem morar no Edify One vai entender os fatores que diferenciam ele dos demais prédios. Será quase impossível quem mora no Edify conseguir se adaptar novamente em um outro edifício”.


Mais informações: https://edifyone.com.br


Mais inspirações de lifestyle

Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Jaguar F-Pace SVR. Nem precisaria dizer mais nada. A versão super esportiva SVR 5.0 V8 Supercharged, com torque de 71,4 kgfm a 3.500 rpm, 550 cv de potência e aquele ronco encorpado e grave dos 8 cilindros, de veículos velozes e furiosos. Aliado ao desempenho , vem com tração integral inteligente e transmissões automáticas de 8 velocidades com paddle shift, garante ao veículo desempenho excepcional e aumento de esportividade na versão SVR. 
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Uma novidade da Azuma é a linha de sakes saborizados Mix & Match. São três sabores diferentes: Tangerina com Pimenta Rosa – que combina ingredientes brasileiros e pode ser bebido com gelo ou com frutas cítricas, como abacaxi; Chá Branco com Yuzu – uma fruta cítrica oriental, que harmoniza bem com frutas mais doces, como melancia, ou mais ácidas, como uva verde, criando um drink suave e equilibrado; Mel com notas de Baunilha – que traz uma camada extra de sabor para a tradicional sakerinha de morango, ou para drinks mais ousados, com café, canela ou chocolate, criando contrastes interessantes. “A linha de sakes saborizados foi criada para explorar sabores que não são comuns na categoria de sake, ressaltando suas qualidades. Sabor, suavidade e inovação em um segmento de mercado ainda pouco explorado no Brasil”, explica Ianka Saori, Marketing da Kikkoman, no Brasil.
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
O Volkswagen T-Cross Highline 2023 é a versão mais completa do SUV compacto da marca alemã, que oferece um conjunto mecânico eficiente, um pacote tecnológico recheado e um design moderno e atraente. O modelo é equipado com o motor 1.4 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com a transmissão automática de 6 velocidades. Além desses itens vem com teto solar panorâmico, pintura bicolor, sistema multimídia VW Play e seis airbags. O preço sugerido é de R$ 165.990 Avaliei o T-Cross Highline 2023 tem um desempenho ágil e econômico, além de uma dirigibilidade prazerosa e segura, graças à sua suspensão bem calibrada e à sua direção elétrica precisa. T-Cross Highline 2023 se destaca pela sua dirigibilidade, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades do piso.  Ele também conta com recursos como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré. O espaço interno é bom para cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade para 373 litros.