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Wandick Donett • 18 de agosto de 2025

Great Wall Motors (GWM) inaugura sua primeira fábrica no Brasil

GWM Brasil irá produzir novos modelos para o Brasil, entre eles

 o Haval 9 e a picape Poer P30

A GWM Brasil inaugurou sua fábrica em Iracemápolis, a primeira nas Américas e no Hemisfério Sul, e a terceira fora da China. O evento contou com autoridades, incluindo o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin e executivos da GWM. A fábrica começará operações com três modelos: o SUV híbrido Haval H6, a picape Poer P30 e o SUV Haval H9. Lula finalizou a produção do primeiro veículo, um Haval H6 GT, colocando o adesivo de “fabricado no Brasil”. A unidade de 1,2 milhão de m² tem capacidade para 50 mil veículos por ano e atualmente emprega 600 trabalhadores, com previsão de atingir 1.000 até o final do ano.


Durante a cerimônia, montadora anuncia a criação do primeiro Centro de P&D da GWM na América Latina


Durante a cerimônia de inauguração, a autotech anunciou também a criação do primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da GWM na América do Sul. O centro contará com mais de 60 técnicos e engenheiros atuando no desenvolvimento e nos testes de produtos locais, com foco em tecnologia flex e na adaptação de veículos globais às condições de rodagem brasileiras e às preferências do consumidor. O time continuará crescendo nos próximos anos, em paralelo ao avanço da construção dos novos prédios do complexo. O novo centro será construído no terreno ao lado da fábrica de Iracemápolis e terá 15.000 m² de área total, sendo 4.000 m² de área construída.


“O novo centro contará com uma estrutura técnica de ponta, com laboratórios de última geração para desenvolvimento de sistemas híbridos e elétricos, combustíveis de nova geração e inteligência artificial, com o objetivo de oferecer veículos cada vez mais sustentáveis e tecnologicamente avançados, desenvolvidos com foco na eficiência energética, descarbonização e sobretudo para atender às demandas dos usuários brasileiros”, explicou Parker Shi.

Além da infraestrutura física, a GWM está estabelecendo parcerias tecnológicas com institutos de pesquisa e cooperando com universidades brasileiras para o desenvolvimento de novas tecnologias e formação de profissionais de nível técnico até doutores.


Planta já conta com 600 trabalhadores e até o fim do ano serão mais de 1.000 empregos diretos


O investimento total da GWM no Brasil chegará a R$ 10 bilhões em dez anos. Esse montante é composto por uma primeira fase de investimento, de R$ 4 bilhões, que vai até 2026, que inclui o lançamento da marca no País e reativação e ampliação da fábrica de Iracemápolis. Na segunda fase, a empresa investirá mais R$ 6 bilhões - entre 2027 e 2032 -, impulsionando ainda mais a criação de empregos, a nacionalização de peças e o desenvolvimento de novos produtos.

A operação brasileira seguirá o sistema peça por peça (part by part), um processo mais complexo que o SKD e o CKD tradicional, que conta com conteúdo nacional já no primeiro ano, incluindo pintura para 100% dos veículos produzidos no País e incorporação de componentes de fornecedores nacionais.

Atualmente, a GWM Brasil tem mais de 110 empresas cadastradas interessadas em fornecer componentes, das quais 18 já são fornecedores que estão participando da produção e desenvolvimento dos primeiros veículos, caso de empresas como Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear.

A GWM Brasil já está inscrita no programa MOVER, política federal de estímulo ao setor automotivo, que promove incentivos fiscais para montadoras que investem em produção nacional e Pesquisa & Desenvolvimento.

“Queremos que o Brasil seja nossa base para crescer na América Latina, com produtos pensados para o consumidor local e com o melhor da tecnologia global”, reforça Mu Feng.


Fábrica trabalha hoje com 18 fornecedores brasileiros, que participam da produção dos modelos que já começaram a ser fabricados: Haval H6, Haval H9 e Poer P30


No evento de inauguração da fábrica, a autotech preparou para os convidados uma área com todas as tecnologias multienergia da GWM, que exibiu todos os veículos da marca e novidades como o primeiro caminhão movido a hidrogênio da GWM, a maquete do barco a hidrogênio - que será apresentado na COP30 em novembro em Belém (PA) -, e a nova moto tecnológica de oito cilindros da GWM, a SOUO S2000 GL, que faz sua primeira aparição pública no Brasil.

Produzido pela GWM Hydrogen powered by FTXT, o caminhão marca o início de uma nova etapa nos esforços da autotech para avançar em soluções de transporte pesado com emissão zero.

A FTXT é a subsidiária da GWM na China responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de célula a combustível e componentes para que utilizam o hidrogênio. Fora do país asiático, ela adota a marca GWM Hydrogen, reforçando o posicionamento global da empresa nesse segmento.


Certificação inédita



A GWM Brasil já recebeu a Certificação ISO 9001:2015 para sua fábrica de Iracemápolis, sem nenhuma não-conformidade identificada durante a auditoria. É a primeira vez que uma montadora de veículos no Brasil obtém essa certificação antes de iniciar a produção – feito que reforça o planejamento e a robustez da operação local.


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