Um logotipo para notícias da sociedade, estilo de vida, negócios e imprensa automotiva
Um fundo colorido com a palavra magalu nele
Wandick Donett • 17 de junho de 2024

Zahil e Casa Ferreirinha lançam Barca Velha, mais lendário vinho do Douro

Chega ao mercado brasileiro o lançamento mais aguardado

por especialistas e apreciadores de todo o mundo

A Zahil anuncia a chegada de uma das mais aguardadas novidades do mundo dos vinhos: o lançamento do Barca-Velha 2015, o mais grandioso ícone da história do Douro. Desde sua estreia, há 72 anos, apenas 21 safras foram declaradas pela Casa Ferreirinha.


O lançamento ocorre nove anos após uma vindima de excelência, exaltada por um primoroso trabalho de enologia e sua sublime evolução ao longo de quase uma década.


O Brasil é o segundo país do mundo a receber oficialmente este ícone, sucedendo o lançamento em Portugal há algumas semanas. O evento contará com a presença especial do enólogo-chefe da Casa Ferreirinha, Luís Sottomayor e do presidente do Grupo Sogrape, Fernando da Cunha Guedes.


“A Zahil orgulha-se de fazer parte dessa história. São anos de parceria e amizade que unem cada vez mais Brasil e Portugal através do vinho. Representar uma marca tão valiosa como Sogrape e ser escolhido como o segundo mercado a lançar oficialmente o Barca-Velha nos mostra que estamos no caminho certo e trabalharemos para levar essa preciosidade aos nossos clientes de todo o Brasil”, afirma Bernardo Pinto, DipWSET, Diretor Técnico e Comercial da Zahil. 


História


Desde 1952, apenas 21 colheitas do Barca-Velha receberam o status de expoente máximo do Douro sob a assinatura da Casa Ferreirinha. É na Quinta da Leda, com seus 170 hectares de vinha, que se encontra o berço da maior parte do lote, composto pelas tradicionais castas da região, como Tinta-Roriz, Tinto Cão, Touriga Franca e Touriga Nacional.


A decisão do lançamento desta safra envolveu um longo e meticuloso processo, iniciado após um estágio de 12 meses em barricas de carvalho em que a equipe de enologia faz a primeira análise para definir se seguirá para o mercado como Quinta da Leda ou se continuará envelhecendo durante mais um período de seis meses antes de ser submetido a uma nova avaliação. Após este segundo estágio, uma nova prova é feita e o vinho poderá ser rotulado como Douro Especial ou seguir envelhecendo por mais um período. Após o terceiro estágio, a decisão final é tomada: ele será um Reserva Especial – o segundo vinho da Casa Ferreirinha – ou, finalmente, o Barca-Velha.


Declarado apenas em anos verdadeiramente extraordinários, Barca-Velha é, desde a sua criação, elaborado com uvas selecionadas de diferentes altitudes no Douro Superior. “O anúncio de um novo Barca-Velha é sempre um momento muito especial e de enorme alegria. Por um lado, há o orgulho de ver nascer um dos mais emblemáticos e reconhecidos vinhos portugueses, e por outro, a consciência do cuidado imprescindível para escrever um novo capítulo nesta história sem igual no setor vitivinícola”, comenta Fernando da Cunha Guedes.


Com persistência e dedicação, o enólogo Luís de Sottomayor ressalta a impressionante capacidade de guarda que ditou o juízo final quanto a Barca-Velha 2015. “2015 foi uma vindima curta e atípica, mas muito próspera em qualidade, marcada por pouca chuva e duas ondas de calor em junho e em julho, que contribuíram para a produção de vinhos muito complexos, com boa estrutura e fruta bem presente”, descreve o responsável para quem sempre houve uma “enorme convicção quanto ao destino desta colheita”, que agora se confirma.


Entre 1952 e 2011, as 20 colheitas do Barca Velha que antecederam a safra de 2015 foram: 1952, 1953, 1954, 1955, 1957, 1964, 1965, 1966, 1978, 1981, 1982, 1983, 1985, 1991, 1995, 1999, 2000, 2004, 2008 e 2011. 

Serviços

Barca- Velha 2015. Preço sugerido: R$10.860

Lojas Zahil:

São Paulo (Rua Bandeira Paulista, 726 – Itaim), telefone: (11) 3071-2900 Campinas (Av. José Bonifácio, 2120 - Jardim das Paineiras), telefone: (19) 97131-2370


Mais inspirações de lifestyle

Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Jaguar F-Pace SVR. Nem precisaria dizer mais nada. A versão super esportiva SVR 5.0 V8 Supercharged, com torque de 71,4 kgfm a 3.500 rpm, 550 cv de potência e aquele ronco encorpado e grave dos 8 cilindros, de veículos velozes e furiosos. Aliado ao desempenho , vem com tração integral inteligente e transmissões automáticas de 8 velocidades com paddle shift, garante ao veículo desempenho excepcional e aumento de esportividade na versão SVR. 
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Uma novidade da Azuma é a linha de sakes saborizados Mix & Match. São três sabores diferentes: Tangerina com Pimenta Rosa – que combina ingredientes brasileiros e pode ser bebido com gelo ou com frutas cítricas, como abacaxi; Chá Branco com Yuzu – uma fruta cítrica oriental, que harmoniza bem com frutas mais doces, como melancia, ou mais ácidas, como uva verde, criando um drink suave e equilibrado; Mel com notas de Baunilha – que traz uma camada extra de sabor para a tradicional sakerinha de morango, ou para drinks mais ousados, com café, canela ou chocolate, criando contrastes interessantes. “A linha de sakes saborizados foi criada para explorar sabores que não são comuns na categoria de sake, ressaltando suas qualidades. Sabor, suavidade e inovação em um segmento de mercado ainda pouco explorado no Brasil”, explica Ianka Saori, Marketing da Kikkoman, no Brasil.
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
O Volkswagen T-Cross Highline 2023 é a versão mais completa do SUV compacto da marca alemã, que oferece um conjunto mecânico eficiente, um pacote tecnológico recheado e um design moderno e atraente. O modelo é equipado com o motor 1.4 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com a transmissão automática de 6 velocidades. Além desses itens vem com teto solar panorâmico, pintura bicolor, sistema multimídia VW Play e seis airbags. O preço sugerido é de R$ 165.990 Avaliei o T-Cross Highline 2023 tem um desempenho ágil e econômico, além de uma dirigibilidade prazerosa e segura, graças à sua suspensão bem calibrada e à sua direção elétrica precisa. T-Cross Highline 2023 se destaca pela sua dirigibilidade, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades do piso.  Ele também conta com recursos como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré. O espaço interno é bom para cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade para 373 litros.