Um logotipo para notícias da sociedade, estilo de vida, negócios e imprensa automotiva
Um fundo colorido com a palavra magalu nele
Wandick Donett • 24 de julho de 2025

Volvo Car Brasil apresenta nova estrutura de agências e relacionamento

Operação brasileira da marca contará com a agência Casulo Colab como parceira para apoiar time de marketing interno, liderado por Mirella Cambrea

A Volvo Car Brasil passa a contar com uma nova configuração relacionada às agências que oferecem suporte ao time de marketing da companhia no país. A partir do mês de julho, a agência Casulo Colab, que já era responsável pela parte de experiência em território nacional, passa a concentrar a estratégia de conteúdo, marketing de influência, relacionamento com a imprensa e redes sociais da operação brasileira da marca sueca. 

 

A Grey e a Initiative, detentoras de contratos globais, seguem como parceiras estratégicas fundamentais da operação no Brasil. A Grey permanece responsável por toda a estratégia de marca e desenvolvimento de campanhas publicitárias, enquanto a Initiative conduz integralmente a estratégia, planejamento e compra de mídia, garantindo a execução otimizada dos investimentos em comunicação da marca no mercado brasileiro.

 

Mirella Cambrea, diretora de marketing da Volvo Car Brasil, explica a mudança. “Entendemos que a comunicação está cada vez mais conectada. Precisamos que a estratégia de redes sociais, esteja conectada com a produção de conteúdo, com o racional por trás do time de embaixadores e com a assessoria de imprensa, de forma integrada. Considerando tudo isso, acreditamos que concentrar tudo isso em um mesmo fornecedor seja a melhor alternativa”, garante Mirella.

 

Para este novo momento, a estrutura da Casulo Colab também passou por mudanças. A agência, liderada pelos sócios Gabriel Wardill e Paulo Raia, é a responsável pelo marketing de experiência da Volvo Car Brasil desde 2014 e aceitou o desafio, precisando assim ir ao mercado para dobrar o tamanho da equipe.

 

Pedro Yoshida, com passagens por agências como Talent, Publicis e WMcCann, chega para ser o novo diretor de atendimento da Casulo Colab. Ao seu lado, contará com Natália Mazzi, que já está na agência desde 2021, como líder da área de marketing de influência; Elaine Dantas, que também já fazia parte da estrutura, segue à frente do time de produção; Baptiste Demay, passa a liderar o núcleo de conteúdo e redes sociais; enquanto Leonardo Murgel, que exercia a função de coordenador de comunicação no antigo fornecedor, junta-se à nova estrutura com o mesmo papel.

 

Os dois sócios da Casulo Colab mostram-se bastante empolgados com o novo desafio e ressaltam a confiança da Mirella Cambrea e do time da Volvo Car Brasil, como o ponto crucial para este novo momento da agência.

 

“Temos uma relação muito próxima com a Volvo. São mais de dez anos que eu e o Paulinho (Raia) trabalhamos juntos com eles, então temos um histórico bastante extenso, mas tenho falado bastante com os novos integrantes da agência que o que mais queremos são novas ideias, cabeças frescas… afinal, temos uma expertise muito grande na produção de eventos e experiências, mas temos desafios ainda maiores pela frente. Estamos muito honrados de todo o time da Volvo Car Brasil ter acreditado no potencial da Casulo Colab”, afirma Gabriel Wardil.

 

“Nosso objetivo neste novo momento, é oferecer um trabalho ainda mais integrado não apenas para a Volvo Car Brasil, mas também para os seguidores da marca nas redes sociais, ou através dos embaixadores e influenciadores que produzem conteúdo com os modelos Volvo. Para os jornalistas e veículos de comunicação, que amplificam e fazem com que as informações cheguem a mais pessoas. Vamos trabalhar unidos para entregar tudo isso”, complementa Paulo Raia, sócio da Casulo Colab.

 

Sobre a Volvo Car Brasil


A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

 

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.

 

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

 

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

 

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.





Mais inspirações de lifestyle

Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Jaguar F-Pace SVR. Nem precisaria dizer mais nada. A versão super esportiva SVR 5.0 V8 Supercharged, com torque de 71,4 kgfm a 3.500 rpm, 550 cv de potência e aquele ronco encorpado e grave dos 8 cilindros, de veículos velozes e furiosos. Aliado ao desempenho , vem com tração integral inteligente e transmissões automáticas de 8 velocidades com paddle shift, garante ao veículo desempenho excepcional e aumento de esportividade na versão SVR. 
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Uma novidade da Azuma é a linha de sakes saborizados Mix & Match. São três sabores diferentes: Tangerina com Pimenta Rosa – que combina ingredientes brasileiros e pode ser bebido com gelo ou com frutas cítricas, como abacaxi; Chá Branco com Yuzu – uma fruta cítrica oriental, que harmoniza bem com frutas mais doces, como melancia, ou mais ácidas, como uva verde, criando um drink suave e equilibrado; Mel com notas de Baunilha – que traz uma camada extra de sabor para a tradicional sakerinha de morango, ou para drinks mais ousados, com café, canela ou chocolate, criando contrastes interessantes. “A linha de sakes saborizados foi criada para explorar sabores que não são comuns na categoria de sake, ressaltando suas qualidades. Sabor, suavidade e inovação em um segmento de mercado ainda pouco explorado no Brasil”, explica Ianka Saori, Marketing da Kikkoman, no Brasil.
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
O Volkswagen T-Cross Highline 2023 é a versão mais completa do SUV compacto da marca alemã, que oferece um conjunto mecânico eficiente, um pacote tecnológico recheado e um design moderno e atraente. O modelo é equipado com o motor 1.4 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com a transmissão automática de 6 velocidades. Além desses itens vem com teto solar panorâmico, pintura bicolor, sistema multimídia VW Play e seis airbags. O preço sugerido é de R$ 165.990 Avaliei o T-Cross Highline 2023 tem um desempenho ágil e econômico, além de uma dirigibilidade prazerosa e segura, graças à sua suspensão bem calibrada e à sua direção elétrica precisa. T-Cross Highline 2023 se destaca pela sua dirigibilidade, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades do piso.  Ele também conta com recursos como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré. O espaço interno é bom para cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade para 373 litros.