Um logotipo para notícias da sociedade, estilo de vida, negócios e imprensa automotiva
Um fundo colorido com a palavra magalu nele
Wandick Donett • 9 de outubro de 2025

Tera à vista: o SUV da Volks que quer ser o novo "arroz com feijão" do Brasil

SUV compacto desenvolvido no Brasil, o Tera Outfit 2025 aposta em motor 1.0 TSI, bom consumo urbano e pacote tecnológico para disputar espaço

com Fiat Pulse e Renault Kardian

Esse título brinca com a ideia de que o Volkswagen Tera quer ser o carro “de todo dia” do brasileiro, assim como o Gol foi por décadas — simples, confiável e presente em todo lugar. Testamos o Tera Outfit 2025, a nova aposta da marca alemã para o segmento de SUVs compactos. Desenvolvido no Brasil e produzido em Taubaté (SP), o modelo chega com a missão de ocupar o espaço deixado pelo Gol, oferecendo uma proposta urbana, tecnológica e eficiente.


A versão avaliada foi a topo de linha, chamada Outfit The Town Edition, que traz acabamento exclusivo e pacote completo de equipamentos. O preço sugerido é de R$ 141.890, podendo ultrapassar R$ 145 mil com pintura metálica e opcionais. O Tera se posiciona acima do Polo Track e abaixo do Nivus, mirando consumidores que buscam um SUV compacto com visual moderno e bom nível de conectividade.


Entre os principais concorrentes estão o Fiat Pulse Impetus Hybrid, o Renault Kardian Première Edition e o Citroën Basalt. Todos disputam o mesmo público, com propostas semelhantes em motorização, porte e faixa de preço. O Tera aposta na tradição da Volkswagen e na plataforma MQB-A0, já conhecida por sua rigidez e versatilidade.


O conjunto mecânico é composto pelo motor 1.0 170 TSI turbo flex de três cilindros, que entrega até 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina. O torque é de 16,8 kgfm, disponível em baixas rotações, o que favorece o uso urbano. O câmbio é automático de seis marchas, com trocas suaves e calibragem voltada para conforto.


O consumo médio homologado pelo Inmetro é de 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, os números são de 8,6 km/l e 10,3 km/l, respectivamente. O tanque de combustível tem capacidade para 49 litros, o que garante uma autonomia de até 735 km com gasolina, número competitivo dentro da categoria.


O acabamento interno da versão Outfit é um dos destaques. Os bancos têm revestimento com material sustentável, o painel traz textura exclusiva e há iluminação ambiente em LED. O painel de instrumentos é digital, com tela de 10,25 polegadas, e a central multimídia VW Play Connect oferece pareamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.


A posição de dirigir é bem resolvida, com volante ajustável em altura e profundidade e bancos com ampla regulagem. A ergonomia favorece motoristas de diferentes estaturas, e os comandos estão bem posicionados. A visibilidade frontal é um pouco limitada pelo para-brisa estreito, mas a adaptação é rápida.


Entre os principais itens de conforto estão o ar-condicionado digital Climatronic Touch, carregador de celular por indução, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, detector de ponto cego, câmera de ré, chave presencial Kessy e sensor de chuva. O pacote é completo e competitivo.


O espaço interno é adequado para quatro adultos, com bom espaço na dianteira e espaço limitado na segunda fileira. O porta-malas tem capacidade de 385 litros, número dentro da média do segmento, embora inferior ao de alguns concorrentes como o Nivus.


Durante o teste de rodagem, o Tera mostrou desempenho compatível com sua proposta. Na cidade, o motor responde bem, e o câmbio realiza trocas suaves. A direção elétrica é leve e facilita manobras em espaços apertados. A suspensão absorve bem as irregularidades do piso, priorizando o conforto.


Em rodovias, o desempenho é suficiente para manter velocidades de cruzeiro, mas não é voltado para condução esportiva. Ultrapassagens exigem planejamento, especialmente com o carro carregado. O isolamento acústico é eficiente, e o comportamento dinâmico é previsível.


O Tera também se destaca pela conectividade. A central multimídia tem boa resposta, e os aplicativos nativos como Waze e Spotify funcionam bem. O sistema de som tem qualidade razoável, e os comandos por toque são intuitivos. A experiência digital é um dos pontos fortes do modelo.


A construção do Tera revela atenção aos detalhes, com bom encaixe das peças e materiais de qualidade aceitável para o segmento. A sensação ao volante é de um carro bem resolvido, com foco claro no uso urbano e familiar. A proposta é ser acessível, funcional e conectado.


Entrega um conjunto equilibrado para quem busca um SUV compacto com bom nível de equipamentos, consumo competitivo e visual moderno. A Volks aposta em um modelo que pode se tornar o novo carro “de todo dia” do brasileiro, com foco em eficiência e tecnologia.

Mais inspirações de lifestyle

Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Jaguar F-Pace SVR. Nem precisaria dizer mais nada. A versão super esportiva SVR 5.0 V8 Supercharged, com torque de 71,4 kgfm a 3.500 rpm, 550 cv de potência e aquele ronco encorpado e grave dos 8 cilindros, de veículos velozes e furiosos. Aliado ao desempenho , vem com tração integral inteligente e transmissões automáticas de 8 velocidades com paddle shift, garante ao veículo desempenho excepcional e aumento de esportividade na versão SVR. 
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
Uma novidade da Azuma é a linha de sakes saborizados Mix & Match. São três sabores diferentes: Tangerina com Pimenta Rosa – que combina ingredientes brasileiros e pode ser bebido com gelo ou com frutas cítricas, como abacaxi; Chá Branco com Yuzu – uma fruta cítrica oriental, que harmoniza bem com frutas mais doces, como melancia, ou mais ácidas, como uva verde, criando um drink suave e equilibrado; Mel com notas de Baunilha – que traz uma camada extra de sabor para a tradicional sakerinha de morango, ou para drinks mais ousados, com café, canela ou chocolate, criando contrastes interessantes. “A linha de sakes saborizados foi criada para explorar sabores que não são comuns na categoria de sake, ressaltando suas qualidades. Sabor, suavidade e inovação em um segmento de mercado ainda pouco explorado no Brasil”, explica Ianka Saori, Marketing da Kikkoman, no Brasil.
Por Wandick Donett 16 de setembro de 2023
O Volkswagen T-Cross Highline 2023 é a versão mais completa do SUV compacto da marca alemã, que oferece um conjunto mecânico eficiente, um pacote tecnológico recheado e um design moderno e atraente. O modelo é equipado com o motor 1.4 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com a transmissão automática de 6 velocidades. Além desses itens vem com teto solar panorâmico, pintura bicolor, sistema multimídia VW Play e seis airbags. O preço sugerido é de R$ 165.990 Avaliei o T-Cross Highline 2023 tem um desempenho ágil e econômico, além de uma dirigibilidade prazerosa e segura, graças à sua suspensão bem calibrada e à sua direção elétrica precisa. T-Cross Highline 2023 se destaca pela sua dirigibilidade, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades do piso.  Ele também conta com recursos como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré. O espaço interno é bom para cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade para 373 litros.