São Paulo lidera eletrificação do transporte público: um guia para cidades sustentáveis
LATAM Mobility 2025 trouxe uma série de ações para incentivar a eletrificação da frota de ônibus do Brasil e também para colaborar para um
transporte mais limpo e seguro

A cidade de São Paulo tem se destacado na implementação de ônibus elétricos, um modelo que busca reduzir a emissão de poluentes e promover um sistema de transporte público mais sustentável. LATAM Mobility 2025 trouxe uma série de ações para incentivar a eletrificação da frota de ônibus do Brasil e também para colaborar para um transporte mais limpo e seguros.
Um novo estudo foi divulgado nesse evento sobre a experiência da cidade de SP na eletrificação da frota, dando passo a passo para outras cidades que querem eletrificar a frota inspirada pela experiência paulistana. Detalha a experiência da capital paulista — que possui a maior frota de ônibus urbanos do país, com mais de 13 mil veículos, dos quais 789 já são elétricos. Mostra as estratégias, desafios e soluções encontradas nesse processo de eletrificação.
As emissões do setor de transportes seguem em alta e representam um risco crescente à saúde pública e ao clima global. Estima-se que os impactos à saúde causados por essas emissões superem 1 trilhão de dólares por ano. Na América Latina, onde os ônibus urbanos são o principal modo de transporte para milhões de pessoas, a maioria da frota ainda é movida a diesel — uma tecnologia altamente poluente.
A eletrificação da frota de ônibus em São Paulo envolveu a navegação por um complexo cenário legal e institucional. A Lei Municipal do Clima, atualizada em 2025, estabeleceu metas para a redução de emissões de gases de efeito estufa, alinhando a cidade com o Acordo de Paris. A SPTrans avaliou diversas tecnologias antes de optar pela eletrificação, considerando sua viabilidade econômica e técnica.
Modelo de Subvenção Parcial
Para viabilizar a eletrificação, São Paulo adotou um modelo de subvenção parcial. Nesse modelo, a prefeitura assume os empréstimos para subsidiar a compra dos ônibus, enquanto a SPTrans coordena os contratos e a operação. As empresas operadoras permanecem responsáveis pela propriedade, operação e manutenção dos veículos.
A implementação de uma frota elétrica exige um planejamento energético detalhado. É necessário analisar as características operacionais das linhas, calcular a capacidade energética necessária e elaborar um plano de recarga eficiente.
Monitoramento e Eficiência
Existem duas estratégias principais de recarga: a recarga noturna e a recarga integrada. A recarga noturna concentra o carregamento durante a noite, enquanto a recarga integrada ocorre ao longo do dia, em intervalos entre as viagens.
O monitoramento contínuo é essencial para garantir a eficiência da frota elétrica. A telemetria fornece dados sobre o desempenho energético dos ônibus, enquanto o monitoramento da saúde das baterias é crucial para otimizar sua vida útil. O treinamento de motoristas em técnicas de condução que favoreçam a regeneração de energia também contribui para a eficiência do sistema.
Parceria ZEBRA
A Parceria ZEBRA, liderada pela C40 Cities e pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), vem desempenhando um papel importante na promoção da eletrificação do transporte público na América Latina. A iniciativa busca integrar eficiência técnica e compromisso político, oferecendo suporte às cidades na transição para ônibus de emissão zero.
Projeto-Piloto e Testes de Desempenho
São Paulo realizou testes de desempenho com ônibus elétricos para avaliar sua viabilidade e os desafios de implementação. O projeto-piloto, em parceria com a fabricante BYD, introduziu ônibus elétricos na frota da empresa Transwolff, operando em uma linha de 30 km.
Lições e Recomendações
A experiência de São Paulo oferece lições valiosas para outras cidades que buscam eletrificar seus sistemas de transporte público. A publicação destaca a importância do planejamento estratégico, da definição de modelos de financiamento adequados e do monitoramento contínuo para garantir o sucesso da transição.
“Estamos passando por um novo momento na mobilidade urbana, com a chegada dos ônibus elétricos em cidades de todas as regiões do país. O papel do governo é justamente entender as necessidades dessas cidades e como proporcionar oportunidades para a obtenção dos recursos necessários para a ampliação da frota elétrica”, destaca Marcos Daniel, Diretor da SEMOB/MCID.
Acompanhe a eletrificação do transporte na América Latina em: www.ebusradar.org.
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