GWM Haval H9 é todo requintado, mas enfrenta lama sem drama
Testamos o SUV à diesel, de 7 lugares, que mostra tecnologia e luxo,
aliados à capacidade aventureira
(Veja o video sobre o carro, clique aqui)
A boa fama dos modelos híbridos Haval 6 da GWM no Brasil poderia fazer acreditar que viria agora um modelo mais sofisticado, com eletrificação leve ou 100% pura. Mas surpreendendo mais uma vez, a montadora chinesa resolveu dobrar a aposta em modelos à combustão. Lançou o Haval H9 a diesel no Brasil, com preço promocional de R$ R$ 319 mil.. O modelo chega em versão única Exclusive TD480, disponível no site da marca e em concessionárias. Com 600 unidades vendidas no primeiro dia, o SUV diesel de 7 lugares mostrou que atendeu e superou as expectativas de lançamento.
Principais concorrentes no Brasil incluem Toyota SW4, Jeep Commander e Mitsubishi Pajero Sport, todos com tração 4x4 e motor a diesel. A produção ocorre na fábrica de Iracemápolis (SP), inaugurada em agosto de 2025, com capacidade inicial de 50 mil veículos por ano e planos de expansão para 100 mil.
A GWM posiciona o Haval H9 como SUV de sete lugares projetado para terrenos variados, desenvolvido com testes de 6 milhões de quilômetros em 76 tipos de terrenos ao redor do mundo, incluindo cenários de frio, calor, altitude e corrosão. Apesar da “cara de requinte” de quem só pisa no asfalto para não se sujar, Haval H9 não tem dó de enfrentar a lama sem pestanejar.
O Haval H9 usa motor 2.4 turbo diesel de quatro cilindros e 16 válvulas, que entrega 184 cv de potência e 480 Nm de torque, associado a transmissão automática de nove marchas desenvolvida pela GWM. O tanque tem capacidade para 78 litros.
O desempenho inclui aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos, velocidade máxima de 170 km/h e capacidade de reboque de 750 kg sem freio ou 2.500 kg com freio.
O consumo é de 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, conforme Inmetro, resultando em autonomia de cerca de 710 km urbano e 811 km rodoviário. O modelo tem altura livre do solo de 224 mm vazio ou 205 mm com carga, capacidade de rampa de 57% (29,7 graus) e peso de 2.525 kg.
Melhor ou pior
No comparativo com seus rivais diretos, o Haval H9 tem entre-eixos de 2.850 mm, maior que os 2.745 mm do que o SW4, 2.794 mm do Commander e 2.800 mm do Pajero Sport. O H9 oferece capacidade de imersão de 800 mm, superior aos 700 mm da SW4 e Pajero Sport, e 508 mm do Commander.
O modelo inclui bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro, enquanto a SW4 e Commander não têm dianteiro, e o Pajero Sport tem apenas traseiro. O ângulo de ataque é de 31 graus no H9, contra 29 na SW4, 25,4 no Commander e 30 no Pajero Sport; o de saída é 25 graus, igual à SW4 e superior aos 20 do Commander e 24,2 do Pajero Sport.
Em potência, o Haval H9 com 184 cv fica abaixo dos 204 cv da SW4, mas acima dos 170 cv do Commander; o torque de 480 Nm é próximo aos 500 Nm da SW4 e superior aos 380 Nm do Commander e 430 Nm do Pajero Sport.
A transmissão de nove marchas no H9 iguala a do Commander e supera as de oito na SW4 e Pajero Sport.
Interior
O acabamento interno usa couro nos bancos, painel soft touch e vidros acústicos com dupla camada no para-brisa (4,76 mm) e janelas dianteiras (3,96 mm).
Se estiver cansado, nem se preocupe, porque entre os principais itens de conforto interno englobam bancos dianteiros com massagem em oito modos e três intensidades, aquecimento em nove níveis, ventilação e volante aquecido. Há também ar-condicionado de três zonas, tomadas USB em todas as fileiras e saídas de ar no teto para a terceira fila.
Em segurança, inclui seis airbags de série, com cortinas para todas as fileiras, chassi de aço de alta resistência, ADAS 2+ com cruzeiro adaptativo Stop & Go, alerta de ponto cego, assistente de faixa e frenagem autônoma.
O sistema de entretenimento tem painel digital de 10,25 polegadas, multimídia de 14,6 polegadas Full HD com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, comandos de voz em português, carregador sem fio de 50W e som de 640 RMS com 10 alto-falantes.
Externo
Externamente, o H9 conta com estribo retrátil automático testado para 150 mil ciclos, rack de teto para 75 kg, faróis matriciais Full LED, lanternas 3D LED, grade frontal tridimensional e rodas de 19 polegadas com pneus 265/55 R19.
O porta-malas oferece 88 litros com sete assentos, 791 litros com terceira fileira rebatida e 1.580 litros com segunda e terceira rebatidas, além de tomadas 220V (400W) e 12V (120W).
Apesar de design lembrar muito os veículos da Jeep, é marcado pelos faróis matriciais Full LED com assinatura luminosa exclusiva e comutação automática pela grade frontal tridimensional de barras horizontais e pelas lanternas Full LED 3D. As laterais exibem paralamas tridimensionais, rodas de 19 polegadas, rack de teto com capacidade de até 75 kg e estribo retrátil automático, testado para mais de 150 mil ciclos de sobe e desce sem quebrar.
Impressões ao dirigir
Nos 40 quilômetros de teste drive off-road pelas serras gaúchas, o veículo suportou terrenos de terra batida e travessias de rio, passando por buracos e desníveis que exigem tração 4x4 ou modo 4L.
Nem parece que estamos num modo aventureiro de dirigibilidade, com suspensão macia e muito bem equilibrada. A dianteira é independente duplo A com molas helicoidais e barra estabilizadora com 221 mm de curso, e a traseira tem eixo rígido five-link e 235 mm de curso. A força do motor e tração, idênticas à da picape GWM Poer P30, permitiram o desempenho off-road, apesar das características urbanas e familiares do SUV.
O Haval H9 traz tração integral 4x4, caixa de redução, sete modos de condução todo-terreno, função Tank Turn que reduz o raio de giro em 1,5 metro e visão panorâmica 540° com chassi transparente.
Apesar do teste drive totalmente em terra batida, já que não foi possível avaliar o comportamento do veículo em solo urbano, ainda assim foi possível notar que é muito confortável para uma viagem mais extensa. Cerca de 50% do torque total de 480 Nm já está disponível a apenas 1.000 rpm e 100% a 1.500 rpm. Essa configuração garante força imediata e trocas rápidas e imperceptíveis, além de um rodar silencioso
A posição de dirigir inclui ajustes elétricos em seis direções para o motorista com suporte lombar, quatro para o passageiro e memória para três posições no banco do condutor. Testei também o sistema Business Class, em que os bancos dianteiros oferecem massagem (8 modos com 3 níveis de intensidade. Não chega a ser como qualquer profissional experiente de shiatsu ou quiropraxia, mas ao avaliar posso garantir que o resultado é bem satisfatório para alivio imediato de dores nas costas.
A garantia cobre 10 anos para motor, transmissão, eixos, freios, caixa de direção e ar-condicionado, e cinco anos para suspensão, volante, acabamentos, borrachas, cintos, painel e multimídia, superando os três anos da Toyota SW4 nesses itens.
No Brasil, o H9 é promovido como o mais seguro e tecnológico da categoria, com vendas acumuladas globais de mais de 9 milhões de unidades pela linha Haval em 20 anos.
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