Melhor vinícola do mundo é argentina, de Mendoza
A tradicional vinícola argentina Catena Zapata, em Mendoza, foi eleita a melhor do mundo pela edição de 2023 da premiação "World's Best Vineyards", na região viticultora de Rioja, na Espanha.
Mais antiga vinícola familiar da Argentina, a Zapata foi fundada pelo imigrante italiano Nicola Catena em 1902. Foi ele um dos pioneiros defensores da Malbec no país, apesar de sua queda em popularidade na época. A uva ainda é uma das estrelas da produção da casa.
Você não conhece o Malbec argentino até provar o da Catena Zapata. Graças às altas atitudes, o vinho deles é floral, belo e surpreendentemente leve em cor
A vinícola também produz excelentes Cabernet Sauvignon, Chardonnay e varidades de uvas indígenas.
Ao longo dos anos, Nicolás, neto do fundador, se tornou um dos mais premiados viticultores e enólogos do mundo — colocando a produção do país no mapa internacional.
Mas quem a comanda hoje é a médica Laura Catena, que divide seu tempo entre atendimento de emergência em São Francisco e sua atuação como embaixadora do vinho argentino.

Ela conta com a colaboração do enólogo-chefe Alejandro Vigil na elaboração dos vinhos da vinícola de sua família.
Laura, filha de Nicolás Catena, mudou a cara do negócio: ela fundou o Catena Institute of Wine, um centro de estudos detalhados sobre as melhores técnicas viticultoras que desenvolveu ainda códigos de sustentabilidade para a produção do país e colabora com as melhores universidades ao redor do mundo para aprimorar conhecimentos da área.
Mais inspirações de lifestyle


